image

Fonte: http://saldopositivo.cgd.pt

1. Má vizinhança

Ter vizinhos problemáticos com atitudes pouco sociais como fazer barulho excessivo ou ter um comportamento agressivo pode ser uma situação complicada para quem está a tentar vender a habitação. Ainda assim, é aconselhável que informe o comprador sobre a relação que tem com os seus vizinhos de forma a que ele tome a sua decisão da melhor maneira possível.

2. Vive numa zona de bares

Se a sua habitação está situada numa rua com muitos bares, cafés e restaurantes é normal que a sua casa veja o seu preço ser desvalorizado. Isto porque a localização da sua residência implica que os novos compradores vão muito provavelmente assistir a casos extremos de barulho, zangas e lixo característicos das ruas com muita movimentação.

3. Obras ilegais em casa

Ao fazer qualquer modificação na planta da sua casa, deve informar a Câmara Municipal da sua área de residência e pedir uma licença. Isto é bastante importante no caso de tentar no futuro vender a sua habitação, uma vez que a planta colocada na Câmara Municipal pode não corresponder à realidade. Assim, o novo proprietário terá que realizar a atualização de informação junto do município e possivelmente pagar uma multa que não lhe compete.

4. Vive numa zona de cheias

Existem algumas zonas em Portugal, que nos últimos anos têm sido sacrificadas pela subida das águas. Tendo em conta os possíveis estragos é natural que a sua casa veja o seu valor a diminuir se vive numa zona com uma história de cheias.

5. Não dar atenção à zona exterior da sua habitação

Ter um jardim coberto de ervas daninhas e paredes exteriores danificadas pode diminuir em 5% o valor da sua casa, segundo os especialistas da Moneywise. Fazer uma manutenção geral periódica pode ser benéfico para melhorar a aparência visual da sua habitação e ajudá-la a valorizar.

6. Desenvolvimento de um empreendimento

A construção de um prédio que faça modificações na vista do seu imóvel ou a construção de uma torre de telecomunicações perto da sua residência podem ser fatores cruciais na hora de atribuir um valor à sua casa. Além de ninguém gostar de viver junto de uma zona de construção, algumas obras podem trazer consequências para os prédios vizinhos. Menos luz solar ou falta de estacionamento são exemplos de problemas que podem surgir.

7. Níveis de criminalidade elevados

Ter uma habitação numa zona com níveis de crime elevados pode levar a uma desvalorização do valor da sua propriedade. Apesar de os níveis de criminalidade não serem muito transparentes, algumas zonas de habitação podem ser rotuladas como pouco seguras o que provoca modificações no valor da sua residência. Para minimizar este problema pode optar por colocar fechaduras e janelas mais seguras e por adquirir um alarme.

8. Más escolas nas redondezas

A maior parte das famílias portuguesas procura boas escolas para os seus filhos e, como tal, a escolha da localização da habitação é um fator determinante.

9. Não ter garagem

A falta de estacionamento nos centros urbanos pode ser um fator condicionante para quem quer vender a sua habitação e não tem garagem. Até porque nem sempre existe proximidade à rede de transportes públicos. Ter um lugar vago para estacionar é uma comodidade muito apreciada pelos proprietários de automóveis, principalmente, quando querem deixar o carro num local seguro e perto de casa.

10. Valor do condomínio

Também o valor do condomínio pode ser um factor penalizador, principalmente, se for muito elevado. Lembre-se que sendo o condomínio uma despesa fixa, esta pode não ser compatível com o rendimento mensal do próximo proprietário. Por isso mesmo, terá de justificar ao comprador interessado os valores do condomínio: Se vive num condomínio moderno com segurança, limpeza diária ou com piscina estes fatores podem explicar uma prestação mais elevada

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s